O tempo excessivo nos eletrônicos está prejudicando a visão das crianças?

Sem-titulo.png

Uma dúvida muito frequente em nossa clínica é sobre a necessidade de uso de lentes com bloqueio da luz azul, principalmente entre os usuários de computadores, celulares, tablets etc.

Vamos ver o que a Academia Americana de Oftalmologia pensa a esse respeito.



A American Academy of Ophthalmology ajuda os pais a separar os fatos da ficção.

SÃO FRANCISCO  – 6 de agosto de 2018 – À medida que as crianças passam mais tempo presas a telas, há uma preocupação crescente com possíveis danos ao seu desenvolvimento visual. Os oftalmologistas – médicos especializados em cuidados médicos e cirúrgicos da visão – estão observando um aumento acentuado de crianças com olho seco e fadiga ocular devido ao tempo excessivo de tela. Mas a fadiga ocular digital causa danos permanentes? Seu filho deve usar óculos de leitura ou de computador ? Ao enviar seus filhos de volta à escola neste mês para mais tempo com telas e livros, a American Academy of Ophthalmology está equipando os pais com os fatos, para que eles possam fazer escolhas informadas sobre a saúde ocular de seus filhos.

É fato que existe uma epidemia mundial de miopia , também conhecida como miopia. Desde 1971, a incidência de miopia nos Estados Unidos quase dobrou, para 42%. Na Ásia, até 90% dos adolescentes e adultos são míopes. Claramente, algo está acontecendo. Mas os cientistas não conseguem concordar sobre o quê exatamente.

Um novo estudo publicado na Ophthalmology , o jornal da American Academy of Ophthalmology, oferece mais evidências de que pelo menos parte do aumento mundial da miopia tem a ver com as atividades de trabalho para perto; não apenas telas, mas também livros tradicionais. E, passar o tempo ao ar livre – especialmente na primeira infância – pode retardar a progressão da miopia. Ainda não está claro se o aumento da miopia se deve ao foco em telefones o tempo todo, ou à interação da luz com nossos ritmos circadianos para influenciar o crescimento dos olhos, ou nenhuma das opções anteriores.

Enquanto os cientistas procuram uma resposta definitiva, não há dúvida de que a maioria dos usuários de computador sofre de fadiga ocular digital. As crianças não são diferentes dos adultos quando se trata de fadiga ocular digital. Eles também podem apresentar olhos secos, cansaço visual, dores de cabeça e visão embaçada. Embora os sintomas sejam geralmente temporários, eles podem ser frequentes e persistentes.

Mas isso não significa que eles precisam de uma receita para óculos de computador ou que desenvolveram uma doença ocular de meia-idade que exige óculos de leitura, como alguns sugerem. Também não significa que a luz azul proveniente de telas de computador está prejudicando seus olhos. Isso significa que eles precisam fazer pausas mais frequentes. Isso ocorre porque não piscamos com tanta frequência ao usar computadores e outros dispositivos digitais. Leitura, escrita prolongada ou outro trabalho intenso próximo também podem causar cansaço visual. Os oftalmologistas recomendam fazer um intervalo de 20 segundos próximo ao trabalho a cada 20 minutos.

Aqui estão 10 dicas para ajudar a proteger os olhos do seu filho da fadiga ocular do computador:

    • Defina um cronômetro de cozinha ou um cronômetro de dispositivo inteligente para lembrá-los.
    • Alterne a leitura de um e-book com um livro real e incentive as crianças a olhar para cima e para fora da janela a cada dois capítulos.
    • Depois de completar um nível em um videogame, olhe pela janela por 20 segundos.
    • Marque previamente os livros com um clipe de papel a cada poucos capítulos para lembrar seu filho de olhar para cima. Em um e-book, use a função “marcador” para o mesmo efeito.
    • Evite usar um computador ao ar livre ou em áreas muito iluminadas, pois o brilho na tela pode criar tensão.
    • Ajuste o brilho e o contraste da tela do computador para que seja confortável para você.
    • Use uma boa postura ao usar um computador e ao ler.
    • Incentive seu filho a segurar a mídia digital mais longe, de 18 a 24 polegadas é o ideal.
    • Crie uma distração que faça com que seu filho olhe para cima de vez em quando.
    • Lembre-os de piscar ao assistir a uma tela.

“Prefiro ensinar hábitos melhores às crianças, em vez de fornecer-lhes uma muleta como óculos de leitura para permitir que consumam ainda mais mídia”, disse K. David Epley, MD, porta-voz clínico da Academia Americana de Oftalmologia. “Se você correr muito e suas pernas começarem a doer, você para. Da mesma forma, se você está lendo ou assistindo vídeos há muito tempo e seus olhos começam a doer, você deve parar. ”

Encontre mais informações sobre como proteger os olhos de seus filhos no site EyeSmart da Academia .

Sobre a American Academy of Ophthalmology.

A American Academy of Ophthalmology é a maior associação mundial de oftalmologistas e cirurgiões. Uma comunidade global de 32.000 médicos, protegemos a visão e capacitamos vidas definindo os padrões para a educação oftálmica e defendendo nossos pacientes e o público. Inovamos para aprimorar nossa profissão e garantir o fornecimento de cuidados oftalmológicos da mais alta qualidade. Nosso programa EyeSmart fornece ao público as informações mais confiáveis ​​sobre a saúde ocular. Para obter mais informações, visite  aao.org . ® 

QUEM SOMOS

bh olhos

A BH Olhos está situada à Rua da Bahia, 1900, 5º andar, esquina com Avenida Bias Fortes, próximo à Praça da Liberdade. Para uma maior comodidade de nossos pacientes, o prédio dispõe de estacionamento rotativo com manobristas.

Diretor Técnico
Dr. Edmundo Américo Dias Soares
CRM : 23022
RQE 22308