Degeneração macular relacionada à idade

Macula.jpg

Degeneração macular relacionada à idade

Degeneração macular relacionada à idade (DMRI) é uma degeneração adquirida da retina que afeta sua área central, responsável pela visão de detalhes (mácula).
Esta degeneração tem um forte componente genético, e ocorre principalmente após os 55 anos de idade.
Na fase inicial, não há sintomas, e por isso os pacientes com mais de 50 anos de idade devem sempre procurar seu oftalmologista, para detectar a DMRI nesta fase.
Mais tarde, com a progressão da doença, pode haver uma diminuição da capacidade de ler, dificuldade em reconhecer o rosto das pessoas, assistir a um filme na TV.
Pode ocorrer também uma distorção da imagem ou dificuldade em dirigir.


 

A DMRI pode ser dividida em dois tipos: o tipo seco e o tipo úmido.
No tipo seco observam-se pequenos pontos amarelados chamados drusas.
Ela pode permanecer sendo sendo seca durante vários anos, ou evoluir para o tipo úmido.


 

O estadiamento da lesão é muito importante, porque dependendo do estágio da doença, está indicado, ou não, uso de medicamentos.
Nos casos iniciais, o oftalmologista poderá indicar apenas um controle periódico e mudança de alguns hábitos de vida.
Para degeneração do tipo seco, pode ser necessário o uso de medicamentos (cápsulas ou comprimidos) anti-oxidantes, que conseguem frequentemente reduzir a progressão da patologia.

No tipo úmido, o tratamento deve ser precoce e imediato.
Usam-se medicamentos intraoculares para reverter o quadro.


 

Pessoas que tem familiares com DMRI tem mais chance de desenvolvê-la do que as outras pessoas.
Estima-se que aproximadamente 5% da população acima de 50 anos tem DMRI; esta incidência pode chegar a 25% ou 30% após os 75 anos de idade.
Quanto maior a idade, maior a chance de desenvolver a degeneração macular. Sabe-se também que o hábito de fumar está associado ao aparecimento mais precoce da DMRI.
O risco pode ser aumentado caso haja doenças como hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, obesidade, ou descontrole das gorduras no sangue.


Prevenção:

Não se pode falar em prevenção absoluta, mas sim em redução do risco em desenvolver DMRI.
Pata tal, as pessoas devem evitar o hábito de fumar, reduzir o índice de massa corporal e tratar hipertensão arterial e controlar o colesterol e triglicérides.


 

A DMRI não é um simples envelhecimento da retina, mas sim um conjunto de alterações patológicas que podem levar a uma séria diminuição da visão central.
Nas fases iniciais, o tratamento costuma ser bem sucedido, seja diminuindo a progressão da doença na fase seca, ou revertendo se houver um vazamento no caso de degeneração úmida.


 

Exames:

Para o diagnóstico da doença será feito exame de fundo de olho e o seu médico poderá solicitar exames mais específicos, como a tomografia de coerência óptica, angiotomografia, angiofluoresceinografia, autofluorescência macular ou angiografia por indocianina verde.


 

Sintomas comuns da DMRI são:

Embaçamento, aparecimento de uma mancha central ou próximo ao centro, e visão distorcida.
Os vários exames existentes no momento são capazes de diferenciar os subtipos de degeneração macular e indicar qual o tratamento mais adequado para cada caso.
A BH OLHOS olhos dispõe de todos estes exames e também dos tratamentos mais modernos que existem atualmente, inclusive da terapia fotodinâmica, cujo aparelho para tratar algumas formas especiais de DMRI é disponível em pouquíssimas Clínicas do Brasil.


 

Algumas doenças pré-existentes podem aumentar o risco de degeneração macular, como por exemplo a miopia.
Assim como na maioria das doenças, o tratamento da DMRI é muito mais bem-sucedido nas fases iniciais, e por isso é essencial ressaltar a importância das consultas periódicas frequentes e da prevenção.

 

DR. Edmundo Soares

CRMMG:23022

QUEM SOMOS

bh olhos

A BH Olhos está situada à Rua da Bahia, 1900, 5º andar, esquina com Avenida Bias Fortes, próximo à Praça da Liberdade. Para uma maior comodidade de nossos pacientes, o prédio dispõe de estacionamento rotativo com manobristas.

Diretor Técnico
Dr. Edmundo Américo Dias Soares
CRM : 23022
RQE 22308