Degeneração Macular Relacionada à Idade - DMRI

A DMRI é a causa mais comum de perda de visão irreversível em pacientes idosos (acima de 60 anos) no mundo ocidental. Até 1999, o único tratamento era o laser térmico, usualmente de argônio, mas que, quando usado na área central, a fóvea, para casos em que os vasos anormais eram localizados debaixo ou sob a fóvea, havia uma perda inicial súbita e imediata de 3 linhas de visão. Isto não agradava nem ao paciente e nem ao oftalmologista. 

A partir de 1999 nos Estados Unidos, e 2000 no Brasil, apareceu um tratamento novo e tecnologicamente melhor, testado em estudos multicêntricos e aleatórios; nos EUA, Europa e América do Sul, e que usava um fotossensibilizador injetável na veia, que se localizava na lesão e era ativado por um laser especial, sem efeitos térmicos, um “laser frio”. O tratamento é denominado Terapia Foto Dinâmica. 

Com este método, a estabilização dos casos dobrava em número, e em cerca de 1 para cada 6 pacientes, havia melhora da visão. As dificuldades com esse excelente tratamento, são que a medicação importada é cara (para países como o Brasil) e há usualmente a necessidade de se repetir o tratamento uma ou várias vezes, dependendo dos casos.

Atualmente os esforços das pesquisas estão concentrados em associar a Terapia Foto Dinâmica à injeção intraocular de um anti-inflamatório, a triancinolona, e aos agentes antiangiogênicos chamados anti VEGFs.

Preventivamente o estudo AREDS, com vitaminas anti-oxidantes e zinco, reduziram o risco de progressão dos casos em 1/4 ou 1/3. 

A DMRI é uma doença difícil, para tratamento e controle, mas uma avaliação da sua situação clínica permitirá ao especialista de retina lhe indicar quais os melhores tratamentos disponíveis para o seu caso, complementando o check-up de retina freqüentemente com exames complementares tais como a angiografia pela fluoresceina, o campo visual e a tomografia de coerência óptica com aparelhos de 3ª geração (Importante!) o chamado: OCT-3

Professor Dr. Roberto Abdalla Moura 
(Oftalmologia geral; especialista em Retina e Vítreo)
Fellow da Academia Americana de Oftalmologia
Fellow do American College of Surgeons
Presidente da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo